sábado, 8 de março de 2008

Imposto de Renda no Ubuntu...

Uma das coisas que comecei a fazer esta semana é a minha declaração de imposto de renda. Quando olhei o meu comprovante de rendimentos e de retenção de imposto de renda vi que a mordida foi bem feia este ano. E pior que o leãozinho não larga o osso tão fácil, e é difícil pegar de volta uma boa beira do que paguei. Até estava pensando aqui: Será que dá para colocar o Tux com dependente?? E posso considerar os meus gastos com internet como gasto com educação??? E dá para considerar o Powerball como despesas médicas???

Mas antes de pensar nestas questões relevantes, tive que instalar os programas da Receita no Ubuntu. Primeiro, como o programa foi desenvolvido em Java, temos que ter a máquina virtual Java instalada. A segunda coisa, foi a mais difícil: baixa o programa da receita federal. Não sei porque, mas boa parte da população brasileira resolver baixar os programas da receita no primeiro dia. Acho que anunciaram que estava disponível o programa IRPF 2008 pirata + serial + cracker, e todo mundo quis aproveitar. E olha que somos um povo de deixar tudo para última hora.

Resolvendo esta pendenga, temos que dar permissão de execução nos arquivos baixados (o IRPF 2008 e o Receitanet), e mandar instalar. Depois é pegar os paper e chorar...


F.M.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Gadgets no Orkut...

Esta semana foi bem agitada. Fiz várias coisas ao mesmo tempo e acabei esquecendo do MarquesBlog. Na verdade comecei vários posts e terminei nenhum, mas que pretendo terminar e publicar em breve (promessas que nem esta aqui... eu sei, ainda nem publiquei a segunda parte do MV Maps), falando sobre o meu trabalho de conclusão da faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação, sobre o programa de declaração de imposto de renda no Ubuntu, sobre o Ubuntu 8.04, sobre outras tantas coisa que nem sei mais. Hoje vou terminar o post sobre do Orkut .
...

Estamos a poucos dias de uma revolução no Orkut. A rede de relacionamentos mais usada pelos brasileiros, nos próximos dias (se não atrasar de novo) deverá lançar uma novidade: aplicativos, ou se preferir, gadgets, dentro do Orkut, utilizando a plataforma OpenSocial.

O OpenSocial é uma plataforma aberta desenvolvida pelo Google, lançada no final do ano passado, que tem o apoio de diversas redes de relacionamento, e permite que desenvolvedores criem os mais diversos aplicativos para funcionar em todas as redes que aderirem à plataforma.

Apesar de ainda não estar disponível para o público em geral, a nova funcionalidade já esta disponível para os desenvolvedores testarem seus aplicativos. Como eu sou um super extra grande candidato a programador de final de semana, consegui acesso ao novo sistema. Ainda não tem muitos aplicativos disponíveis, e nem tudo esta funcionando 100%, mas já dá para ter uma idéia do que o futuro nos reserva.

Para encerrar, e aproveitando que o blog oficial do Orkut publicou ontem um post falando sobre o PhotoAttack (aqui), um dos novos aplicativos que estarão disponíveis em breve, vou mostrar um screenshots do aplicativo.

(Michael Jackson atacando a foto de uma amiga...)

F.M.

sábado, 1 de março de 2008

Erro no OpenOffice...

Esta semana eu resolvi dar uma reformatada no meu hd, para melhorar a divisão entre as partições, e também poder instalar o Ubuntu 8.04 Alpha 5, e sobre isso que escrevo outro hora, e acabei tendo que reinstalar o Gutsy.

Instala pacote aqui, pacote ali, tudo funcionando novamente. Só que o OpenOffice....

(Ao fundo, Fernanda Menegon, mais um belo papel de parede do belladasemana.com.br)

Basicamente, quando eu tentava abrir o OpenOffice, aparecia uma mensagem de "The application cannot be started." Tentando abrir pelo terminal, dava a seguinte mensagem de erro:
[Java framework] Error in function createSettingsDocument (elements.cxx).javaldx failed!
[Java framework] Error in function createSettingsDocument (elements.cxx).
Dei uma olha rápida no guia do mochileiro das galáxias e não achei nada de útil. Depois descobri que se eu abrisse como superusuário, abria sem problemas, o que poderia indicar que era só uma mera questão de configuração.

Pois ontem, por coincidência, estava eu olhando algumas pastas ocultas quando vi que a pasta .openoffice.org2 (em /home/usuário) estava como proprietário o root.
marques@marques-desktop:~$ sudo ls -l .openoffice.org2
total 4
drwxr-xr-x 17 root root 4096 2008-02-25 23:28 user
Pois bem, só mudei o proprietário...

marques@marques-desktop:~$ sudo chown --recursive marques.marques .openoffice.org2

... e a normalidade foi restabelecida.

F.M.