terça-feira, 22 de janeiro de 2008

3G no Ubuntu, parte II...

Mais uns dias fora da internet. O que eu esperava que fosse a solução dos meu problemas, ma verdade se mostrou a pior bomba que eu já comprei em minha vida. Senti até saudade dos tempos das cavernas (i.e., internet discada).

Como eu postei aqui, adquiri semana retrasada o plano banda larga 1 Mbps 3G da Claro. Que bomba. Primeiro, nunca consegui chegar a 1 Mbps, nem mesmo dentro da rede da Claro. Em testes consegui, no máximo, 765,38 Kbps (repito: isso em testes dentro da rede Claro, que, como informa a própria empresa, permite "...a visualização da capacidade real da rede 3G da Claro."). Indo para a internet, a coisa cai bastante: fazendo um teste em seguida deste último, consegui 202 Kbps de download, e 277 Kbps de upload, que também foi o máximo que consegui medir em testes de velocidade na internet. Mas raramente é assim. Já medi 147,11 Kbps dentro da rede Claro.

(Ao fundo: Ana Lara Cim, uma das belas paisagens do Bella da Semana)

Os teste podem ser feitos em http://www.claro.com.br/testebandalarga/.

E Se fosse só isso ...

O grande e maior problema é a instabilidade. Os dados as vezes vem em rajadas. Por exemplo, quando você abre uma página, acaba vindo um pedaço, para um pouco, vem mais um pedaço, para mais um pouco, e assim vai. A navegação acaba ficando enfadonha.

Além disso, a conexão cai a toda hora. Ontem, por exemplo, meu computador ficou no total 7h e 14 min conectado (calculado pelo kppp). O modem se conectou a rede 23 vezes, o que da uma média de aproximadamente 18 minutos. E dá para dizer que estava um "pouco estável" ontem, tem dias piores...

E o pior é que (ou pelos menos) não é só comigo, mais gente entrou nesta furada. A internet esta cheia de reclamações do 3G da Claro. Praticamente só reclamações. Cito, como exemplo, o post Notinhas sobre a rede 3G da Claro, do blog Techbits. E até criaram um blog em homenagem: Internet Banda Lerda - Claro 3G. Só tó usando banda larga da Claro ainda porque, até o momento, não tenho outra opção. se bem que, depois de usar ela, tó vendo que internet discada não é tão ruim assim.

...

Voltando as configurações do modem no Ubuntu: como eu tinha comentado no post anterior, o Guia do hardware lançou um guia de acesso móvel. Até tinha comentado que talvez eu tivesse que mudar as minhas configurações. Ocorre que aquelas configurações são para o modem E220, e eu tenho o modem E226. Tentei seguir o guia, mas não funcionou no meu modem.

E tive também um problema de DNS. A Claro mudou os servidores de DNS (ou os IPs, sei lá). Fiquei dois dias sem internet até descobrir isso. Agora é 200.169.117.14 e 10.229.28.29. Por vias das dúvidas, vai saber se ela vai trocar novamente, tó utilizando os IPs do OpenDNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Tem um tutorial sobre ele no Guia do Hardware, aqui.

F.M.