sexta-feira, 7 de março de 2008

Gadgets no Orkut...

Esta semana foi bem agitada. Fiz várias coisas ao mesmo tempo e acabei esquecendo do MarquesBlog. Na verdade comecei vários posts e terminei nenhum, mas que pretendo terminar e publicar em breve (promessas que nem esta aqui... eu sei, ainda nem publiquei a segunda parte do MV Maps), falando sobre o meu trabalho de conclusão da faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação, sobre o programa de declaração de imposto de renda no Ubuntu, sobre o Ubuntu 8.04, sobre outras tantas coisa que nem sei mais. Hoje vou terminar o post sobre do Orkut .
...

Estamos a poucos dias de uma revolução no Orkut. A rede de relacionamentos mais usada pelos brasileiros, nos próximos dias (se não atrasar de novo) deverá lançar uma novidade: aplicativos, ou se preferir, gadgets, dentro do Orkut, utilizando a plataforma OpenSocial.

O OpenSocial é uma plataforma aberta desenvolvida pelo Google, lançada no final do ano passado, que tem o apoio de diversas redes de relacionamento, e permite que desenvolvedores criem os mais diversos aplicativos para funcionar em todas as redes que aderirem à plataforma.

Apesar de ainda não estar disponível para o público em geral, a nova funcionalidade já esta disponível para os desenvolvedores testarem seus aplicativos. Como eu sou um super extra grande candidato a programador de final de semana, consegui acesso ao novo sistema. Ainda não tem muitos aplicativos disponíveis, e nem tudo esta funcionando 100%, mas já dá para ter uma idéia do que o futuro nos reserva.

Para encerrar, e aproveitando que o blog oficial do Orkut publicou ontem um post falando sobre o PhotoAttack (aqui), um dos novos aplicativos que estarão disponíveis em breve, vou mostrar um screenshots do aplicativo.

(Michael Jackson atacando a foto de uma amiga...)

F.M.