sábado, 8 de março de 2008

Imposto de Renda no Ubuntu...

Uma das coisas que comecei a fazer esta semana é a minha declaração de imposto de renda. Quando olhei o meu comprovante de rendimentos e de retenção de imposto de renda vi que a mordida foi bem feia este ano. E pior que o leãozinho não larga o osso tão fácil, e é difícil pegar de volta uma boa beira do que paguei. Até estava pensando aqui: Será que dá para colocar o Tux com dependente?? E posso considerar os meus gastos com internet como gasto com educação??? E dá para considerar o Powerball como despesas médicas???

Mas antes de pensar nestas questões relevantes, tive que instalar os programas da Receita no Ubuntu. Primeiro, como o programa foi desenvolvido em Java, temos que ter a máquina virtual Java instalada. A segunda coisa, foi a mais difícil: baixa o programa da receita federal. Não sei porque, mas boa parte da população brasileira resolver baixar os programas da receita no primeiro dia. Acho que anunciaram que estava disponível o programa IRPF 2008 pirata + serial + cracker, e todo mundo quis aproveitar. E olha que somos um povo de deixar tudo para última hora.

Resolvendo esta pendenga, temos que dar permissão de execução nos arquivos baixados (o IRPF 2008 e o Receitanet), e mandar instalar. Depois é pegar os paper e chorar...


F.M.