domingo, 15 de junho de 2008

3G no Ubuntu, parte III - O Retorno do Rei ...

Quem acompanhou a série 3G no Ubuntu (veja a parte I e a parte II), além das diversas pequenas participações em outros posts no meu blog, deve ter notado que a minha relação com a banda larga 3G da Claro não é muito boa. Ela continua a mesma, entretanto agora estou conseguindo conviver com ela quase que sem maiores conflitos.

Desde a instalação do Ubuntu 8.04, comecei a me conectar sem utilizar um discador. Configurei o modem na Configuração de Rede (menu Sistemas > Administração > Rede), que faz a discagem durante o boot do sistema.

Na configuração de rede, clique no botão "Desbloquear". Vai abrir uma janela para digitar a senha (precisa ser um usuário com acesso de administrador).

Selecione "Conexão ponto a ponto" e no clique botão "Propriedades".

Na aba "Geral", marque "Habilitar essa conexão". Em "Tipo de conexão", selecione "Modem serial". No "Número do telefone", digite *99***1#, e em "Nome de Usuário" e em "Senha", claro.

Na aba "Modem", selecione como "Porta do modem" /dev/ttyUSB0.

Na aba "Opções", marque "Definir o modem como rota padrão para a internet" e "Tentar novamente se a conexão for cortada ou falhar ao iniciar" e clique no botão "OK".

Voltando a tela inicial, vá até a aba "DNS" e adicione os Servidores DNS 200.169.117.14 e 10.229.28.29, ou, se preferir, use os servidores OpenDNS 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Ou, se quiser, digite tudo.

Recentemente, quando a Claro liberou uma APN exclusiva para os clientes do Claro 3G (para utilizar, tem que ligar para o suporte e solicitar a alteração), até cheguei a usar o Gnome PPP, só que a internet com a nova a nova APN era igual a internet com a velha APN, ou seja, a alteração não ajudou em nada.

Por sorte, lendo com mais vagar o tutorial Instalando e configurando CLARO 3G no Ubuntu, do Guto Carvalho, vi que lá no meio do script que ele criou tinha um comentário e um comando

# tentando manter a conexao ativa
ping terra.com.br > /dev/null &

E sabe que ele tem razão. Parece incrível, mas deixando numa consola um ping eterno durante o uso, a conexão raramente dá problema. Tanto no Ubuntu, tanto no Windows. A conexão até pode começar ruim, mas depois de um tempo (já tive caso de esperar uns 10 minutos), a conexão se estabiliza em 3G e vai embora. Tó usando esta gambiarra um pouco mais de uma semana, e os resultados são muito bons, pois é só tirar o ping que a internet volta a ser o que era.


(Ao fundo, Paz Moreno, mais uma paisagem do Bella da Semana, e a versão beta do meu novo desktop. Mas isso é assunto para outro post.)

Hoje por exemplo, começou com um time de de incríveis 20.000 ms (e não começou mal, já vi coisa muito pior), mas depois a rede engatou a segunda e ficou oscilando entre 100-150ms. Visto do jeito que era, tá muito bom.

F.M.