quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Problemas com PDF no Gutsy...

Um dos poucos problemas que eu tive quando eu fiz a migração da versão 7.04 para a 7.10 do Ubuntu, foi que alguns arquivos pdf, que no Feisty abriam sem problemas, no Gutsy não abriam. O Evince simplesmente, depois de abrir o arquivo, se fechava inesperadamente. Os arquivos que eu estava com problemas eram as páginas do Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. As diferenças aparentes que estes arquivos tinham em relação aos arquivos pdf que eu possuía (e que continuaram a abrir sem problemas), é que foram criados no PageMaker 6.5, utilizando o formato pdf 1.6. Mas não sei se isso tem alguma relação com o problema.

Quando eu abria o arquivo via terminal, dava a seguinte mensagem:

marques@Marques-desk:~/Temp$ evince pagmove.pdf
(evince:16618): Poppler-WARNING **: Unsupported Form Field Type
Falha de segmentação (core dumped)


Não achei muita coisa útil quando fiz uma pesquisa no Google, acho que este problema é recente (já que no Feisty não dava galho) e localizado. Só vi que era um bug conhecido no evince.

Considerando isso, e supondo que meu problema fosse esse bug, pensei com meus botões, "... vá que alguém já tenha resolvido o bug no evince". A versão atual estável do evince no Gutsy é a 2.20.0-0ubuntu3. Fui no Synaptic e instalei a versão pré-liberada (gutsy-proposed) 2.20.1-0ubuntu1. Não deu outra, funcionou normalmente.



F.M.