terça-feira, 20 de novembro de 2007

Rã à milanesa...

A alguns dias atrás, tive o prazer de ser convidado por um colega, famoso cozinheiro aqui de Soledade, para um jantar onde seria servido como prato principal rã à milanesa. Nunca tinha experimentado carne de rã, nem nada parecido, mas enfim, como devemos estar abertos a novas experiências, topei. Por uma feliz surpresa, conheci esta excelente carne exótica. Com um gosto parecido com a carne de frango, é uma carne extremamente suave, e como aprendi depois, extremamente nutritiva.

Veja o diz este estudo:
A carne de rã, uma carne definida como branca, é indiscutivelmente um alimento muito apreciado pelo sabor, sendo rica em proteínas de alto valor biológico. A carne de rã tem composição protéica semelhante às de outras carnes brancas magras apresentando em média, 16 a 19% de proteínas, teor de lipídeos 0,3 a 0,7% e valor calórico 69 Kcal/100 g. O baixo teor em lipídeos da carne de rã torna sua utilização promissora em dietas de restrição calórica e/ou lipidica, como ocorre na prescrição dietoterápica para obesos, hipertensos e/ou hipercolesterolêmicos. A carne de rã vem sendo indicada nos tratamentos de doenças gastrointestinais e alérgicas de várias origens, nesse sentido existem relatos de seu uso no tratamento de pessoas idosas e de crianças e, em hospitais por administração de homogeneizado por cateteres intestinais para alimentar pacientes que se encontram mais susceptíveis às infecções. Possui ainda baixo teor de colesterol (cerca de 40 mg/100 g) quando comparada a outras carnes, tais como a de boi (120 a 200 mg/100 g), porco (100 a 300 mg/100 g) e frango (100 a 150 mg/100 g); contribui ainda na dieta, com cálcio (75 mg/100 g), ferro (1 mg/100 g), fósforo (200 mg/100 g), magnésio (22 mg/ 100 g), potássio (242 mg/100 g) e niacina (2,7 mg/100 g). Os valores reportados são relativos à carne crua. Em suma, a carne de rã apresenta grande versatilidade quanto ao seu uso em culinária, podendo ser empregada numa grande variedade de pratos, sendo um alimento de sabor agradável com excelente potencial de aceitação e muito apreciado.
Fonte: Universidade Federal de Viçosa, aqui.
Gostei tanto, que peguei a receita desta iguaria. Para começar, devemos temperar a carne. O chef Malaggi sugere uma combinação de alho, cebolinha verde, salsa, osmarim, manjerona e sábia, sendo que a carne tem que ser temperada horas antes, para apurar o sabor. Depois, basta passar no ovo batido, na farinha e trigo e na de pão, e fritar como óleo bem quente até dourar.


E bom apetite.

F.M.